Institucional

Aliança Francesa de João Pessoa

A Aliança Francesa de João Pessoa existe desde 1952, oferecendo cursos de francês através de um mergulho na língua e na cultura da França e de outros países francófonos.

Quando a primeira Aliança Francesa surgiu, há mais de 135 anos, seu objetivo era divulgar e promover a língua e cultura francesas por todo o mundo.

Hoje, mantemos vivos esses ideais. Em João Pessoa, a nossa missão é oferecer cursos que integrem qualidade de ensino com professores capacitados e métodos pedagógicos exclusivos, além de realizar eventos culturais que promovam o diálogo e estimulem a participação dos alunos no intercâmbio entre culturas.

Foto em preto e branco da primeira sede da Aliança Francesa de João Pessoa

Conselho Deliberativo

Daniel Louis Pierre Benigna

Daniel Louis Pierre Benigna

Presidente do Conselho Deliberativo

Maria de Fátima dos Santos Chianca

Maria de Fátima dos Santos Chianca

Vice-presidente do Conselho Deliberativo

Cléa Lopes Aranha de Macêdo

Cléa Lopes Aranha de Macêdo

Tesoureira do Conselho Deliberativo

Daniella Pereira Barbosa

Daniella Pereira Barbosa

Secretária Geral do Conselho Deliberativo

Írio Dantas da Nóbrega

Írio Dantas da Nóbrega

2º Secretário do Conselho Deliberativo

Conselho Fiscal

Cícero Vinícius dos Santos Chianca

Cícero Vinícius dos Santos Chianca

Sávio Parente Miranda

Sávio Parente Miranda

Gildásio Fausto de Araújo

Gildásio Fausto de Araújo

Nossa equipe

Arnaud

Arnaud

Diretor

Rebecca

Rebecca

Professora - Coordenadora Pedagógica

Karla

Karla

Secretária Executiva

Socorro

Socorro

Secretária

Sandra

Sandra

Professora

Raissa

Raissa

Professora

Iara

Iara

Professora

Philippe

Philippe

Professor

Olivier

Olivier

Professor

Ivan

Ivan

Serviços Gerais

Aliança Francesa no Brasil

Aliança Francesa está presente no Brasil há 122 anos. Sua primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro, em 1885, apenas 2 anos após a criação da sede, em Paris.

Como na maioria dos países latino-americanos, a presença francesa não se caracterizou somente por uma imigração de caráter econômico, mas também por um forte enriquecimento das relações políticas e culturais entre os dois países.

Tanto na Monarquia como na República, a cultura brasileira foi extremamente influenciada por artistas e escritores franceses. Igualmente, os acontecimentos históricos na Europa e, sobretudo na França, favoreceram o desenvolvimento da presença cultural francesa.

Durante a década de 60, foram implantados 10 novos comitês da Aliança Francesa. Em 1979, atingiu-se o número de 30 associações com 50 implantações. O francês era então língua obrigatória no ensino secundário.

Atualmente, a rede conta com 32 associações em praticamente todos os estados brasileiros.

Embora todas as Associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é garantida pela Delegação geral, situada no Rio de Janeiro.

Veja mais no Portal das Alianças Francesas no Brasil.

Aliança Francesa no mundo

Criada em 21 de julho de 1883 por um comitê de personalidades, dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França. Para tanto, ela promove o ensino do francês como língua estrangeira e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos.

A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 800 estabelecimentos instalados em 128 países, onde estudam cerca de 400.000 pessoas.

Geralmente, os centros locais da Aliança Francesa nascem por iniciativa de pessoas e instituições dos próprios países onde ela vem a se instalar. Cada centro goza de autonomia estatutária e financeira, sendo regido pela legislação local. Porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense, Fondation des Alliances Françaises, com sede no Boulevard Raspail, nº 101, no 6º arrondissement, em Paris, que é a proprietária da marca Aliança Francesa.

Um dos mais importantes vínculos entre a Fondation des Alliances Françaises e os centros locais diz respeito à expedição dos diplomas DELF (Diplôme d’Études en Langue Française, ou Diploma de Estudos em Língua Francesa) e DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française, ou Diploma Aprofundado de Língua Francesa); os quais são reconhecidos de forma permanente pelo Ministério da Educação da França.

Saiba mais no site oficial da Fondation des Alliances Françaises.

Matrículas

Entre em contato com a nossa recepção e faça já a sua matrícula.