Além de Paris: 3 regiões incríveis para conhecer na França

Foto da Alsácia

Cultura, gastronomia, glamour. Não faltam motivos para que a França seja um dos países mais procurados pelos turistas. Com suas peculiaridades, a terra do croissant costuma mexer com o imaginário das pessoas através da encantadora Paris. Mas engana-se quem pensa que o charme francês se limita à Torre Eiffel: há muitas cidades maravilhosas para visitar nos quatro cantos do país.

Conheça os cursos da Aliança Francesa de João Pessoa

Se a França está na sua lista de férias, confira a seguir 3 regiões francesas que não podem faltar na sua viagem.

França: a mais desejada

A França é o país mais visitado do mundo em dois rankings consecutivos. O país teve, em média, 89 milhões de visitas no ano de 2019. Mesmo na pandemia, com a variante Delta, a França recebeu 50 milhões de turistas em 2021. Na pós-pandemia, a Torre Eiffel voltou a receber seus 13 mil visitantes por dia.

Entretanto, o país não se resume apenas a Paris. Existem outros lugares incríveis que valem a pena conhecer, como a Riviera Francesa (Côte d’Azur), a Alsácia e a Região de Champagne. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Riviera Francesa

Foto aérea de uma praia na Riviera Francesa

A Riviera Francesa é considerada um dos lugares mais luxuosos do mundo. Está localizada no sul da França, abrigando a cidade de Cannes, onde ocorre o festival principalmente para gênios da publicidade e cineastas, sendo o segundo maior festival de cinema do mundo.

Apesar de ser uma região com custo de vida elevado, é bem paisagística, o que possibilita passeios acessíveis e ao ar livre. A melhor época para esse passeio é de abril a setembro, pois os dias são ensolarados e a temperatura é agradável para curtir as praias. Dica: tente ir de carro, pois conseguirá conhecer mais cidades.

Alsácia

Foto de um fim de tarde na Alsácia

Você já ouviu falar na Alsácia? Prepare-se para conhecer um pouco de história francesa. A Alsácia era a região de Alsácia-Lorena, que era bastante rica em carvão e ferro, matérias primas essenciais às potências industriais no século XIX. Localiza-se na fronteira com a Alemanha e a Suíça. 

O lugar tem belas paisagens, muita história e uma culinária maravilhosa, de influência alemã. Com vários restaurantes estrelados pelo guia Michelin, a cidade é perfeita para quem busca passear durante a luz do sol, por não possuir uma vida noturna agitada.

Uma das grandes atrações da Alsácia é o Mercado de Natal (Marché de Noël), quando as ruas ficam cheias de barraquinhas e comerciantes com uma decoração natalina sem igual.

Região de Champagne

Foto de um champanhe derramando em uma taça

Ao norte da França temos Champagne. Como o nome já diz, é uma região conhecida pelos espumantes. Além de ser uma região vinícola, existem outras áreas para explorar, como por exemplo a Catedral de Notre-Dame de Reims, os locais da Primeira Guerra Mundial, as muralhas de Langres, o castelo-forte de Sedan e muito mais.

Como planejar sua viagem à França?

Para planejar sua viagem à França, você deve ter a sua papelada em dia, como o passaporte, seguro de viagem e o visto (para turismo por até 3 meses). É importante também definir qual a melhor época para você viajar, levando em consideração o quanto você pode investir e realizar uma cotação do quanto gastará lá.

Uma boa dica é pesquisar o preço das passagens com pelo menos 2 ou 3 meses de antecedência, com exceção se você quer viajar durante a alta temporada, com o prazo sendo antecipado para 6 meses. Por fim, definir o seu roteiro de viagem, levando em consideração como você vai se locomover pelo país.

Transporte

Entender o sistema de transporte público do país é uma boa forma de otimizar o tempo. Na França, o trem e o metrô são os principais meios de locomoção interno e, sem dúvidas, os preferidos dos turistas devido à facilidade e rapidez.

Se além disso você também busca custo-benefício, aqui vai uma dica: acesse o site da Ouigo e simule valores informando a data e os destinos dentro da França. Assim você já vai tendo uma ideia de como poderá se locomover na sua viagem!

Curso de Francês

Já pensou chegar na França sabendo se comunicar com os nativos sem a ajuda de ninguém? A Aliança Francesa de João Pessoa oferece cursos de francês em diversos níveis e modalidades.

Aqui você conta com os melhores professores da região e com o padrão de ensino da maior escola de francês do Brasil. Para encontrar a sua turma ideal, pode fazer um teste de nivelamento.

Nossos cursos on-line atendem estudantes de todo o estado da Paraíba. Entre em contato e consulte as próximas turmas: clique e fale conosco.

Esperamos te ajudar a fazer sua viagem dos sonhos!