Festival Varilux de Cinema Francês 22 traz programação com 17 filmes inéditos e recentes, dois clássicos e séries francesas

Em parceria com a Aliança Francesa de João Pessoa, estreia na capital paraibana a 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês 22. Único evento audiovisual realizado nacionalmente e simultâneo em  municípios de quase todos os estados brasileiros, o festival ocorre entre os dias 23 de junho e 6 de  julho e brinda o público com 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa e dois filmes  como homenagem: a um clássico e em comemoração aos 400 anos do dramaturgo francês  Molière. Confira a programação nos sites:

https://www.centerplex.com.br/cinema/mag.html do Mag Shopping

https://www.cinepolis.com.br/programacao/joao+pessoa/16.html do Manaíra Shopping

https://variluxcinefrances.com/2022/cidade/joao-pessoa-pb/ do Festival Varilux

Na seleção dos inéditos desta edição com temáticas variadas e gêneros como comédia, drama, suspense e romance estão produções de diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro como François Ozon (Peter Von Kant), Cédric Klapisch (O Próximo Passo), Asghar Farhadi (Um Herói) e Louis Garrel (Um Pequeno Grande Plano). Integram a programação obras premiadas como O Acontecimento, de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro de  melhor filme no Festival de Veneza em 2021; Um Herói, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand  Prix no Festival de Cannes de 2021; Contratempos, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de  Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza; O Destino de Haffmann, de

Fred Cavayé, vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival  du Film de Sarlat 2021 e Peter Von Kant, de François Ozon, indicado ao Urso de Ouro de Melhor  Filme no Festival de Berlim em 2022.

Os fãs irão rever na telona estrelas e astros consagrados como Fanny Ardant (Os Jovens  Amantes), Isabelle Adjani (Peter Von Kant), Virginie Efira (Esperando Bojangles, O Segredo de  Madeleine Collins), Emmanuelle Bercot (Peter Von Kant), Daniel Auteuil (O Destino de  Haffmann), Gilles Lellouche (Golias, Kompromat e O Destino de Haffmann), Denis Ménochet  (Peter Von Kant), Pierre Niney (Golias) e Romain Duris (Esperando Bojangles, As Aventuras de  Molière). Nomes aclamados como Laetitia Casta (Um Pequeno Grande Plano), Cécile de France  (Os Jovens Amantes), Laure Calamy (Contratempos) e Melvil Poupaud (Os Jovens Amantes)  também marcam presença.

– Estamos sempre atentos para trazer para o festival obras de qualidade e com diversidade de  temas. Sabemos que o público quer rever seus atores e diretores preferidos, mas também  conhecer as novas revelações – comenta Christian Boudier, co-diretor e co-curador do festival.

Atentos às mudanças no mercado audiovisual mundial e particularmente no francês, os diretores  do Festival Varilux resolveram inovar este ano. A edição 22 terá, pela primeira vez, uma mostra  de sete séries francesas inéditas, que serão disponibilizadas para todo o Brasil gratuitamente no streaming, em data a ser divulgada posteriormente.

O mundo está mudando e o mundo das imagens junto com ele. A pandemia acentuou a  tendência de “consumir” produções no sofá, sob demanda. Nós, que amamos tanto o cinema,  vamos sempre incentivar que a experiência de assistir aos filmes seja nas salas de cinema, neste  lugar mágico. Mas sabemos que existem ótimas produções sendo feitas e assistidas em outras  telas. E não podíamos deixar de trazer para o público brasileiro, que sempre prestigiou o  festival, um pouco das séries francesas que estão sendo produzidas – ressalta Emmanuelle  Boudier, co–diretora e co-curadora do festival.

Entre outros patrocinadores, O Festival Varilux de Cinema Francês tem como parceiros importantes: as unidades das Alianças Francesas em  todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com,  além das distribuidoras dos filmes Bonfilm, California Filmes, Elite Filmes, Mares Filmes, Synapse  e Zeta Filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema  comercial.

AS CIDADES

Já estão confirmadas as seguintes cidades nesta edição do Festival Varilux: Afogados de Ingazeira  (PE), Aracaju (SE), Araraquara (SP), Arcoverde (PE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu  (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Caruaru (PE), Caxias do Sul (RS), Cotia  (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Garanhuns (PE), Goiânia  (GO), Indaiatuba (SP), João Pessoa (PB), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Maceió (AL), Manaus (AM),  Maringá (PR), Natal (RN), Niterói (RJ), Ouro Preto (MG), Palmares (PE), Palmas (TO), Pelotas  (RS), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio de  Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Carlos (SP), São Luis (MA), São Paulo (SP), Teresina  (PI), Vitória (ES), Volta Redonda (RJ). O valor do ingresso é o já cobrado por cada exibidor.

 

 

A SELEÇÃO

A curadoria do Festival Varilux de Cinema Francês procura sempre trazer o melhor da  cinematografia francesa atual para o público brasileiro. Filmes inéditos de diversos gêneros – como drama, comédia, suspense, aventura e romance – exploram temas dos mais clássicos aos  mais contemporâneos através de grandes elencos. Este ano, entre as estrelas do festival estão  Fanny Ardant, Daniel Auteuil, Isabelle Adjani, Gilles Lellouche, Cécile de France, Pierre Niney,  Emmanuelle Bercot, Romain Duris e Grégory Montel.

Presente na programação pelo oitavo ano, o diretor François Ozon estará representado com seu  mais novo filme: Peter Von Kant, que abriu em fevereiro último o Festival de Cinema de Berlim e concorreu ao Urso de Ouro. Baseado em “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, obra-prima  do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, o longa troca a personagem Petra por Peter, que  se envolve amorosamente com o jovem Amir, e marca, assim, a volta de Ozon à temática  LGBTQIA+.

O Acontecimento, da diretora franco-libanesa Audrey Diwan, traz um assunto que está  constantemente na ordem do dia: o aborto. Premiado com o Leão de Ouro de Melhor Filme no  Festival de Cinema de Veneza de 2021, o longa é uma adaptação do romance homônimo de Annie  Ernaux e conta a história de uma jovem que, em plena década de 1960, toma a difícil decisão  de interromper sua gravidez.

Para os fãs de suspense, duas produções para não tirar o olho da tela. Em Golias, um thriller  com denúncia ambiental de Frédéric Tellier, uma professora de esportes, um advogado  ambiental e um lobista veem suas trajetórias se entrelaçarem após um trágico acontecimento.  Já em Kompromat, de Jérôme Salle, a espetacular fuga de um diretor da Aliança Francesa da  Sibéria, vítima de uma trama orquestrada pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia.

As comédias dramáticas, tão características do cinema francês, não poderiam faltar. Em  Esperando Bojangles, de Régis Roinsard, a relação de um casal apaixonado se completa com a  chegada do filho. Até que um dia tudo muda, e pai e filho fazem o impossível para a vida voltar  ao que era antes. O filme é baseado no best-seller homônimo de Olivier Bourdeaut. Em Querida  Léa, de Jérôme Bonnell, o protagonista Jonas decide, após uma bebedeira, visitar sua ex

namorada, Léa, por quem ainda é apaixonado. Ao ser rejeitado, ele vai a um café para escrever lhe uma última carta de amor, despertando a curiosidade do dono do estabelecimento.

Os que gostam de dar boas risadas diante de um filme poderão assistir às comédias Entre Rosas,  de Pierre Pinaud, e Um Pequeno Grande Plano, de Louis Garrel. A primeira conta a história de  Eve Vernet que, antes a maior criadora de rosas, hoje vive à beira da falência. A solução para  salvar a fazenda: contratar três ex-presidiários que não têm nenhum conhecimento de  jardinagem. Na outra comédia, Joseph, de 13 anos, está vendendo seus bens mais valiosos para  financiar um projeto ecológico na África. Mas para a surpresa dos pais, ele não é o único.

No gênero drama são várias as opções. Em O Próximo Passo, de Cédric Klapisch, uma jovem e  promissora bailarina clássica se machuca após flagrar a traição do namorado. Ela luta para se  recuperar, buscando novos rumos no mundo da dança contemporânea. O Mundo de Ontem, de  Diastème, conta a história de uma Presidente da República que opta por deixar uma vida política  bem-sucedida. Porém, pouco antes do primeiro turno das eleições, um escândalo atrapalha o  desempenho de seu sucessor de confiança e pode dar a vitória ao candidato de extrema-direita.  Eles têm três dias para mudar o curso da história. Já em O Segredo de Madeleine Collins, de  Antoine Barraud, Judith leva uma vida dupla entre dois países, dois amantes e filhos diferentes  com cada um. Aos poucos, esse frágil equilíbrio de segredos começa a se despedaçar.

Ainda entre os dramas, Os Jovens Amantes, da diretora Carine Tardieu, traz a história de dois  amantes que se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna  tem 71 anos, Pierre tem 45. Eles se reconectam, enquanto Shauna – que é avó e viúva – quer se  reafirmar como mulher e mostrar que a diferença de idade não importa. Em Sentinela do Sul,  de Mathieu Gérault, o soldado Christian Lafayette volta à França, após uma operação que dizimou  sua unidade. Ele tenta retomar a vida, mas se envolve no tráfico de ópio para salvar dois militares  sobreviventes. Um Herói, de Asghar Farhadi, mostra que Rahim está preso por conta de uma  dívida. Ao ser dispensado da cadeia por dois dias, tenta convencer seu credor a retirar a queixa,  mas nada acontece como planejado.

Outro drama de destaque é Contratempos, de Eric Gravel. Nele, Julie luta sozinha para criar  dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma  entrevista para um cargo desejado, uma greve geral paralisa o transporte. Ela, então, embarca  em uma corrida para salvar seu emprego e sua família. Por fim, o drama histórico O Destino de  Haffman, de Fred Cavayé, se passa em Paris, em plena Segunda Guerra Mundial. Um homem

comum que sonha em começar uma família trabalha para um talentoso joalheiro, o Sr. Haffmann.  Mas frente à ocupação alemã, eles precisam honrar um acordo que afetará seus destinos.

A atração para toda a família é a aventura King – Meu Melhor Amigo, que conta a história de um  filhote de leão traficado, que foge e encontra abrigo na casa de Inès e Alex, de 12 e 15 anos. Os  irmãos bolam um plano maluco: levar King de volta à África. O filme foi dirigido por David  Moreau.

OS CLÁSSICOS

Em suas edições, o Festival Varilux de Cinema Francês faz uma reverência aos grandes filmes,  diretores e demais profissionais que marcaram a cultura francesa. Este ano, serão duas  homenagens: a um clássico da cinematografia do país, O Papai Noel é Um Picareta, de Jean Marie Poiré, e aos 400 anos de nascimento de Molière, um dos maiores nomes de sua dramaturgia,  através do filme As Aventuras de Molière, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine.

AS SÉRIES

Para mostrar a potência do audiovisual francês, o Festival Varilux de Cinema Francês promove  uma mostra com uma seleção de sete séries francófonas inéditas no Brasil: Cheyenne e Lola, As  Sentinellas, Jogos do Poder, O que Pauline não diz, Ópera, Síndrome E e A Corda. É a primeira  vez que um festival apresenta produções desse tipo nos cinemas.

FILMES DA PROGRAMAÇÃO

CONTRATEMPOS (A plein temps)

2022/ 1h28 / Drama

Com: Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich

Classificação etária: 14 anos

Direção: Eric Gravel

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando  ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve  geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu  emprego e sua família.

Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de  Veneza. Indicado para a categoria de Melhor Filme. 

ENTRE ROSAS (La Fine Fleur)

2021 / 1h36 / Comédia

Com: Catherine Frot, Melan Omerta, Fatsah Bouyahmed

Classificação etária: Livre

Direção: Pierre Pinaud

Distribuição no Brasil: California Filmes 

Sinopse: Eve Vernet foi a maior criadora de rosas. Hoje, está à beira da falência, prestes a ser comprada  por um poderoso concorrente. Véra, sua fiel secretária, acha que encontrou uma solução ao contratar três  presidiários que tentam se reinserir na sociedade, mas que não tem nenhum conhecimento de jardinagem.  Enquanto quase tudo os separa, eles embarcam juntos em uma aventura singular para salvar a pequena  fazenda.

Selecionado para o L’Alpe-d’Huez Film Festival. 

ESPERANDO BOJANGLES (En attendant Bojangles)

2022 / 2h05 / Comédia, Drama

Com: Romain Duris, Virginie Efira, Grégory Gadebois

Classificação etária: 14 anos

Direção: Régis Roinsard

Distribuição no Brasil: California Filmes

Sinopse: Camille e Georges dançam todas as noites ao som de sua música favorita, Mr Bojangles. Em sua  casa, só há espaço para diversão, fantasia e amigos. Até que um dia Camille, uma mulher hipnotizante e  imprevisível, desce mais fundo em sua própria mente, e Georges e seu filho Gary precisam mantê-la  segura.

GOLIAS (Goliath)

2022 / 2h02 / Drama, Suspense

Com: Gilles Lellouche, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot

Classificação etária: 14 anos

Direção: Frédéric Tellier

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: France, professora de esportes durante o dia, trabalhadora à noite, é uma ativista contra o uso  de pesticidas. Patrick, um obscuro e solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental.  Mathias, lobista brilhante e apressado, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato  radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam,  colidem e se inflamam.

Mais de 680 mil espectadores na França 

KING – MEU MELHOR AMIGO (King)

2022 / 1h45 / Aventura, Família

Com: Gérard Darmon, Lou Lambrecht, Léo Lorléac’h

Classificação etária: Livre

Direção: David Moreau

Distribuição no Brasil: BF Films

Sinopse: King, um filhote de leão traficado, foge do aeroporto e encontra abrigo na casa de Inès e Alex,  de 12 e 15 anos. Os irmãos bolam um plano maluco: levar King de volta para casa, na África.

KOMPROMAT 

2022 / 2h07 / Drama, Suspense

Com: Michael Gor, Gilles Lellouche, Joanna Kulig

Classificação etária: 14 anos

Direção: Jérôme Salle

Distribuição no Brasil: Mares Filmes

Sinopse: A espetacular fuga de um diretor da Aliança Francesa da Sibéria. Vítima de uma trama  orquestrada pelo FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia), esse intelectual terá que se transformar  em homem de ação para escapar de seu destino.

O ACONTECIMENTO (L’événement)

2021 / 1h40 / Drama

Com: Anamaria Vartolomei, Kacey Mottet Klein, Luàna Bajrami

Classificação etária: 16 anos

Direção: Audrey Diwan

Distribuição no Brasil: Zeta Filmes

Sinopse: Uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux. França, 1963. Anne, uma estudante  promissora, engravida. Ela decide abortar, pronta para fazer qualquer coisa para se livrar do bebê e ser  dona de seu próprio corpo e de seu futuro. Ela se envolve sozinha em uma corrida contra o tempo,  desafiando a lei.

Vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021. 

O DESTINO DE HAFFMANN (Adieu Monsieur Haffmann)

2022 / 1h56 / Drama, Histórico

Com: Daniel Auteuil, Gilles Lellouche, Sara Giraudeau

Classificação etária: 14 anos

Direção: Fred Cavayé

Distribuição no Brasil: Synapse

Sinopse: Paris, 1941. François Mercier é um homem comum que sonha em começar uma família com a  mulher que ama, Blanche. Ele trabalha para um talentoso joalheiro, o Sr. Haffmann. Mas frente à ocupação  alemã, os dois homens não terão outra escolha senão concluir um acordo cujas consequências perturbarão  seus destinos.

Vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film  de Sarlat 2021. 

O MUNDO DE ONTEM (Le monde d’hier)

2022 / 1h29 / Drama

Com: Léa Drucker, Denis Podalydès, Alban Lenoir

Classificação etária: 14 anos

Direção: Diastème

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Elisabeth de Raincy, Presidente da República, optou por se aposentar da vida política. Três dias  antes do primeiro turno das eleições presidenciais, ela fica sabendo por seu secretário-geral, Franck  L’Herbier, que um escândalo do exterior atrapalhará seu sucessor designado e dará a vitória ao candidato  de extrema-direita. Eles têm três dias para mudar o curso da história.

O PRÓXIMO PASSO (En corps)

2022 / 1h57 / Drama

Com: Marion Barbeau, Hofesh Shechter, Denis Podalydès

Classificação etária: 12 anos

Direção: Cédric Klapisch

Distribuição no Brasil: Bonfilm 

Sinopse: Elise, uma jovem e promissora bailarina clássica, se machuca em uma apresentação após flagrar  a traição do namorado. Apesar dos especialistas dizerem que ela não conseguirá mais dançar, Elise vai  lutar para se recuperar, buscando novos rumos no mundo da dança contemporânea.

O SEGREDO DE MADELEINE COLLINS (Madeleine Collins)

2021 / 1h42 / Drama

Com: Virginie Efira, Quim Gutiérrez, Bruno Salomone

Classificação etária: 14 anos

Direção: Antoine Barraud

Distribuição no Brasil: Synapse 

Sinopse: Judith leva uma vida dupla entre a Suíça e a França, com dois amantes e filhos diferentes. Por  um lado Abdel, com quem cria uma menina, por outro Melvil, com quem tem dois meninos mais velhos.  Pouco a pouco, esse frágil equilíbrio de mentiras, segredos e idas e vindas começa a se despedaçar.

OS JOVENS AMANTES (Les jeunes amants)

2022 / 1h54 / Drama

Com: Fanny Ardant, Melvil Poupaud, Cécile de France

Classificação etária: 14 anos

Direção: Carine Tardieu

Distribuição no Brasil: Elite Filmes 

Sinopse: Dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato.  Shauna tem 71 anos, enquanto Pierre tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se  reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que  a diferença de idade entre eles não importa.

PETER VON KANT (Peter Von Kant)

2022 / 1h26 / Comédia, drama

Com: Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia

Classificação etária: 16 anos

Direção: François Ozon

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: Peter von Kant é um diretor de cinema de sucesso e mora com seu assistente Karl, a quem gosta

de maltratar e humilhar. Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir,  um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e se oferece para dividir seu apartamento com ele  e ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que ganha fama, Amir  termina com Peter, deixando-o sozinho para enfrentar seus demônios.

Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022. 

QUERIDA LÉA (Chère Léa)

2021 / 1h30 / Comédia, Drama

Com: Grégory Montel, Grégory Gadebois, Anaïs Demoustier

Classificação etária: 14 anos

Direção: Jérôme Bonnell

Distribuição no Brasil: Elite Filmes

Sinopse: Depois de uma noite de bebedeira, Jonas decide visitar sua ex-namorada Léa, por quem ainda é  apaixonado. Contudo, ele é rejeitado. Atormentado, Jonas vai ao café do outro lado da rua para escrever lhe uma última carta de amor, perturbando assim o seu dia de trabalho e despertando a curiosidade do  dono do café.

SENTINELA DO SUL (Sentinelle sud)

2021 / 1h37 / Drama

Com: Niels Schneider, Sofian Khammes, India Hair

Classificação etária: 14 anos

Direção: Mathieu Gérault

Distribuição no Brasil: Bonfilm 

Sinopse: Após uma operação clandestina que dizimou sua unidade, o soldado Christian Lafayette está de  volta à França. Enquanto tenta retomar uma vida normal, logo se envolve no tráfico de ópio para salvar  seus dois irmãos de armas sobreviventes.

UM HERÓI (Un héros)

2021 / 2h08 / Drama

Com: Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadre Orafaee

Classificação etária: 12 anos

Direção: Asghar Farhadi

Distribuição no Brasil: California Filmes

Sinopse: Rahim está na prisão devido a uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois  dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da quantia. Mas  as coisas não correm de acordo com o plano…

Vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021. Selecionado para a Palma de Ouro. 

UM PEQUENO GRANDE PLANO (La croisade)

2021 / 1h06 / Comédia

Com: Lionel Dray, Laetitia Casta, Joseph Engel

Classificação etária: Livre

Direção: Louis Garrel

Distribuição no Brasil: Synapse

Sinopse: Abel e Marianne descobrem que seu filho de 13 anos, Joseph, está vendendo seus bens mais  valiosos para financiar um projeto ecológico na África. Eles rapidamente entendem que Joseph não é o  único, existem centenas de crianças ao redor do mundo em uma missão para salvar o planeta.

O CLÁSSICO

O PAPAI NOEL É UM PICARETA (Le Père Noel est une ordure)

1982 / 1h23 / Comédia

Com: Josiane Balasko, Marie-Anne Chazel, Anémone, Thierry Lhermitte, Christian Clavier, Gérard  Jugnot

Classificação etária: 14 anos

Direção: Jean-Marie Poiré

Sinopse: A linha direta parisiense de SOS é interrompida na véspera de Natal pela chegada de personagens  marginais excêntricos que causam desastres em cadeia. Realizado pela trupe Splendid, este filme é a  adaptação de sua peça de mesmo nome, criada em 1979.

HOMENAGEM AOS 400 ANOS DE NASCIMENTO DE MOLIÈRE

AS AVENTURAS DE MOLIÈRE (Molière)

2007 / 2h / Drama, romance

Com: Alban Casterman, Romain Duris, Fabrice Luchini

Classificação etária: 14 anos

Direção: Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine

Sinopse: Em 1644, Molière tem apenas 22 anos. Cheio de dívidas e perseguido por oficiais de justiça, ele  insiste em encenar tragédias nas quais é inegavelmente ruim. E então um dia, depois de ser preso por  credores impacientes, ele desaparece.

AS SÉRIES

CHEYENNE E LOLA (Cheyenne et Lola)

2020 / 8×50′ / Drama

Com: Veerle Baetens, Charlotte Lebon

Direção: Eshref Reybrouck

Showrunners: Virginie Brac, Fanny Talmone

Sinopse: Cheyenne e Lola é o encontro de duas jovens opostas que se encontram, apesar de si mesmas, presas em uma engrenagem infernal. Para sobreviver e partir para a conquista de um ambiente que lhes  é muito hostil, elas não têm escolha a não ser unir forças e, pouco a pouco, tornarem-se amigas.

AS SENTINELAS (Les Sentinelles)

2022 / 7×50′ / Drama

Com: Pauline Parigot, Louis Peres, Birane Ba

Direção: Jean-Philippe Amar

Showrunners: Thibault Valetoux, Frédéric Krivine

Sinopse: Na região de Mopti, no Mali, a seção da tenente Anaïs Collet, destacada como parte da Operação  Barkhane, dedica-se a rastrear terroristas. Mas uma emboscada com consequências dramáticas revive as  tensões entre os militares e a população maliana, que aceita cada vez menos a presença francesa.

JOGOS DE PODER (Jeux d’influence)

2019 / 6×60′ / Drama, Thriller

Com: Alix Poisson, Laurent Stocker, Jean-François Sivadier

Direção e criação: Jean-Xavier de Lestrade, Antoine Lacomblez

Sinopse: Um agricultor com leucemia, um parlamentar idealista, um acusado multinacional, um lobista  disposto a tudo para defender os interesses de seu cliente e um jornalista comprometido: eis os  principais elementos desse jogo de poder. Um thriller emocionante inspirado em fatos reais sobre a  atividade dos lobbies e da indústria fitossanitária.

O QUE PAULINE NÃO DIZ (Ce que Pauline ne vous dit pas)

2021 – 2022 / 4×52′ / Drama

Com: Ophelia Kolb, Grace Seri, Sylvie Testud

Diretor: Rodolphe Tissot

Showrunners: Antoine Lacomblez, Julien Capron

Sinopse: Pauline presencia a morte de seu ex-marido e por um concurso de circunstancias, se torna a  principal suspeita do crime. E cada vez que tenta se justificar, se afunda um pouco mais, até perder a  confiança da sua própria família.

ÓPERA (L’Opera)

2021 / 8×50′ / Drama

Com: Ariane Labed, Raphaël Personnaz, Suzy Bemba

Showrunners e direçao: Cécile Ducrocq, Benjamin Adam

Sinopse: Na Ópera de Paris, Zoé, uma bailarina estrela de 35 anos com uma carreira deslumbrante, vive  hoje em excesso: festas demais, amantes, ansiedade… mas ela vai lutar contra a instituição, seus pares e  principalmente contra ela mesma para ter uma segunda chance.

SÍNDROME E (Syndrome E)

2021 / 6×52′ / Drama, Policial, Thriller

Com: Vincent Elbaz, Jennifer Decker, Emmanuelle Béart

Showrunners: Mathieu Missoffe

Sinopse: Síndrome E é o termo para o comportamento assassino de certos indivíduos. Os policiais  parisienses Franck Sharko e Lucie Hennebelle investigam o mundo arrepiante da manipulação mental e da  neurociência quando cinco cadáveres são encontrados horrivelmente mutilados. Baseado no livro epônimo  de Franck Thilliez.

A CORDA (La corde)

2022 / 3 x 50′ / Drama, Fantasia, Thriller

Com: Suzanne Clément, Jean-Marc Barr, Christa Théret, Jeanne Balibar

Diretor: Dominique Rocher

Sinopse: Um pequeno grupo de cientistas isolado em uma base na Noruega descobre uma corda misteriosa  e aparentemente interminável que corre ao longo de seu observatório e na floresta próxima. Alguns  decidem segui-la. A expedição inocente se transforma lentamente em uma busca para desvendar esse  mistério.

Adaptado do romance alemão homônimo de Stefan aus dem Siepen.

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:

Facebook / Instagram / YouTube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Twitter: @variluxcinefr

hashtag: #FestivalVarilux